sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Eufemismo Medicamentoso Acadêmico

Quem bem soubesse não lia bulas de remédios.

Por quê?
Pegue a bula do Paracetamol mais perto de você e leia.

Bem, aconteceu quando tive uma outra complicação feminina - pra quem não entende, cólicas -e tive que tomar um outro remédio que já estou acostumada a tomar, porém, em outra versão, diluível em água. Simplesmente não consegui tomar o remédio depois de ler a bula.

Na parte de Precauções, dizia que "uma incidência pouco frequente de ulceração péptica, perfuração e sangramento gastrintestinal, em raros casos fatais, tem sido relatada..." . Peraê, isso significa que pode ter úlcera, perfuração e sangramento do estômago!?
Ainda por cima, outra parte dizia que determinada composição poderia "...causar nefrite intersticial, glomerulite, necrose papilar e síndrome nefrótica... retenção de sódio, potássio e água, e podem interferir com a ação natriurética de agentes diuréticos" . Ah, também não sabe o significado desses eufemismos, né? Inflamação do rim, agrupado doenças por baixa imunidade ou infecção, morte das células da língua (papilas) e a famosa retenção de líquidos, q você engorda não sabe da onde, entre outras coisas que não sei. Assutador é pouco.

Gente, não me conformo...
Como os entendidos de medicina e de português produzem uma bula tão complexa para distribuir na Farmácia Popular, pela internet e até de graça nas drogarias?! Tudo bem, podem justificar que o motivo dessas bulas é exclusivamente médico... Mas você alguma vez já levou a bula do remédio que você toma para seu novo médico? Afinal, ele sim entenderia (ou deveria entender) o que está escrito ali naquelas letrinhas extremamente miúdas, legíveis apenas com microscópios.

O grande problema é que ninguém é obrigado a entender uma bula. As vezes, ninguém nunca tentou isso porque nunca conseguiu terminar de ler. Fora isso, o grande problema das possíveis consequencias e reações ao remédio tomado.

Resumindo, deixo apenas uma dica: nunca leia uma bula. Pergunte pra seu médico.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Não, eu não estou com gripe suína!!

Nem com a Aviária, Influenza A ou a H1N1.

Estou novamente revoltada por ver que nessa cidadezinha superpopulosa o povo tem um tipo de preconceito diferente, que até então eu só supunha, e ainda não o tinha visto de perto: com as doenças.

Só porque eu estava com a minha querida (porque já faz parte de mim) rinite atacada, e uma tosse a mais por consequencia da rinite - e de umas bebidas geladas e um ventinho a mais no fim de semana -, já estavam me olhando torto, perguntando se eu estava gripada ou, aleatoriamente, se eu não estava com febre ou dor de cabeça. Valha-me, estamos na primavera!

Agora eu não posso nem ficar com uma tosse que já tô com a Influenza?!

Tudo bem, eu sei que "o negócio tá feio", mas não é porque o negócio tá realmente feio que qualquer um que der um espirro você terá que tomar banho de álcool em gel. Já estão até falando que o álcool em gel não resolve, então...continuamos prevenindo.

E se todos nós já sabíamos que estava previsto um surto de epidemias, de catástrofes, tragédias, OMG!, então não deveríamos estar tããão surpresos assim com essa...gripe. Também não vou dizer que não é um assunto delicado, porém não podemos deixar de viver, de sair, de ter nossa rotina, tudo por causa do medo do contágio. Ele está em todo lugar, até debaixo da sua unha: você que não percebe...

...Senão o ministério da Saúde já teria advertido para não usarmos o metrô, não é verdade?

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Carinho Paulistano

Outro dia fiquei surpresa com o carinho que as pessoas em geral têm por São Paulo.

Estava visitando a cidade da minha avó, uma pacata cidadezinha no interiorzão quente de Pernambuco (pra ser sincera eu estava fugindo do frio de São Paulo), e, comumente, conheci outras pessoas. Entre essas estava um menino, filho de uma conhecida da minha avó, que num devia ter mais que 10 ou 12 anos. Ele veio me cumprimentar, e perguntou de onde eu era. Naturalmente, falei que era de São Paulo. Sem titubear, ele respondeu:
- Em São Paulo tem muita gripe suína, né?

Poxa, eu pensei que ele ia falar que São Paulo fosse uma cidade grande, que lá era frio, que chovia muito ou algo parecido. Pensei que ele fosse falar qualquer coisa...legal. Mas não. Ele falou que em São Paulo tem muita gripe suína. Eu, sem saber o que responder, abismada com uma informação tão precisa e vinda de uma criança, apenas consegui falar:
- É...um pouquinho.

Ele simplesmente saiu sorrindo sem nem dar tchau. Saiu com uma cara de satisfeito! E eu, nem pude mais falar nada. Nem consegui corrigir minha fala. Fiquei pensando, "poxa vida, eu nem defendi São Paulo? Eu apenas concordei com uma coisa que não tinha nem sentido! Por que que eu num disse que não, que era só impressão, sei lá, qualquer coisa diferente?"

Mas o leitor pode estar pensando que estou generalizando, que eu não poderia pensar dessa maneira porque ele era só uma criança, etc e tal, mas...se ele estava pensando assim é por que alguém o incentivou assim. Não sei, senti como se ele já estivesse sendo apoiado e eu só confirmei o pensamento dele. Sinceramente, me senti culpada.

Não bastasse isso, outro dia, conversando com minha avó, ela vem me falar que São Paulo é muito violento. Dessa vez tive que concordar. Mas novamente não soube como defender minha cidade natal. E não foi só por esses assuntos; também houve a questão das praias poluídas, do caos do trânsito e da poluição do ar. Fazer o que?

Acabei por chegar a uma conclusão: coitado do prefeito de São Paulo...o que ele fala quando ouve esse tipo de coisa?

Tirando as Teias de Aranha

Gente, desculpa pela demora de mexer no blog...é q realmente, num tive nada de muito interessante para postar e acabei fechando o blog. Mas, - ainda bem - me arrependi e voltei com tudo.

Vlw!!

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Olha o Lula vindo!

(baseado nos sites http://tvglobo.casseta.globo.com/piadas-de-ultima-hora/2009/07/08/presidente-viajandao/#comment-1328 e http://www.info.planalto.gov.br/download/agenda_trabalho/080709-prv.doc)



Achei o máximo a piada que o Casseta & Planeta apresentou ontem sobre as viagens de Lula (acima). Por algum acaso alguém sabe onde está o nosso presidente neste momento?!

Pois é, agora é que eu to sabendo que ele tá na Itália, resolvendo assuntos da reunião do G-5.

E isso é bom? Lógico que sim. Afinal, o G-5 nada mais é do que uma, digamos, proposta para a ONU criar mais algumas vagas permanentes no seu Conselho de Segurança, e, é lógico, o Brasil quer ocupar uma destas vagas. Pensemos: o Conselho de Segurança é um órgão que define o que será feito no mundo sobre segurança, guerras, etc, e pode proibir que qualquer país aja de determinada maneira em relação a esses assuntos. Se o Brasil entrar pra esse Conselho de Segurança, vai ter o poder de interferir em diversas ações junto com os EUA, Federação Russa, França, China e até o Reino Unido...

Uau, depois de deixar de pedir dinheiro ao banco do FMI pra emprestar para outros países, o Brasil já deu um grande pulo internacional. "Se livrar", por assim dizer, da crise internacional então, nem se fala. Imagine a inveja dos outros países?

E ainda tem gente falando que o governo do Lula tá uma bosta. Oh!

Hellooo, vamos deixar de americanismo (ironia) e apoiar as coisas bem-feitas pelo nosso governo. Não é todo dia que um ex-metalúrgico sobe à presidência. Nem que se elege um presidente negro nos States.

Não, eu não sou petista, nem esquerdista, nem de direita, nem sei o que significam exatamente essas expressões. Nem meu título de eleitor eu quis tirar ainda. Só sei que o Lula podia deixar de aproveitar que é rico e ficar viajando e abrir o olho pras nossas reservas de Petróleo. To falando, os olhos gordos tão rondando o Brasil.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Funeral Show?!

Agora tem até ingresso para o funeral de alguém...

(postado de acordocom as informações de http://g1.globo.com/Noticias/Musica/0,,MUL1219745-7085,00.html )

Já devem ter ideia de quem eu estou falando, que, por sinal, merece elogios por ter chegado onde chegou e ter alcançado a tão-merecida fama que teve ao longo da vida.

Michael Jackson é (digo é ou foi?) considerado o Astro do Pop primeiro, creio eu, pela voz, segundo, pela idade, terceiro, pelas músicas inovadoras para a época. Também foi a personalidade mais polêmica quando se trata de tratamentos estéticos (pele, corpo, nariz, só?!) e comportamento(afinal, era ou não pedófilo?). Mas o tema tratado aqui é um pouquinho mais profundo: sua morte.

Normalmente, quando alguém famoso ou muito famoso falece, cria-se uma situação toda especial, reservada aos familiares, etecetera, por mais que tenham-se fãs, não é aquela coisa "aberta ao público", que qualquer pode chegar e ver. Com o Michael foi bem diferente: é esperado um público de 700 mil pessoas só do lado de fora (até ontem a tarde), fora os ingressos oficiais que estão esperando os donos na internet... Peraí, "os" donos?!

Pois é, já tem gente até leiloando os ingressos, códigos, sei lá mais o q, uhul, quem dá mais?? Virou festa, show, ou oq? Vai ter concurso de sósias também? Gente, to inconformada. Se dizem ser fãs, poderiam ao menos ter um, pouquinho de respeito, talvez?

Outra coisa q eu achei horrível: ele ainda não foi enterrado?? Alguém saberia me dizer se ele foi embalsamado, tá no formol ou algo parecido? Eca! Fedido eu sei que ele não está, afinal, famoso não fica mal cheiroso, como diriam, mas, poxa, gente... Já faz mais de uma semana!

Pois é, a vida passa, os famosos morrem e a imprensa divulga...

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Novata

Ok, ok, primeira postagem é um problema.
Posso começar escrevendo do que se trata esse blog?
Polêmica...pode ser, vou tentar ser polêmica, mas, não é bem o meu forte.
Curiosa? Talvez, o que eu achar de engraçado ou curioso posso colocar aqui.
Experiências? Todos nós temos, não vai ser tão difícil...
Espero.

Como adolescente aborrescente (ta aí o nome), só quero compartilhar com outras pessoas as maluquices e estranhices vividas nessa fase de...do que posso chamar? Transição para a fase adulta? Nãao..

Bah, primeiro post eh osso.

Ok, só estou dando as boas vinda pra mim, vou tentar trazer assuntos interesantes de atualidades enquanto não temos o ENEM deste ano, ou alguma coisa que vale a pena postar aki.

Num to implorando pra verem, mas, até isso aqui ficar bom, vou sofrer um pouquinho.

Ah, e vão se acostumando com minhas gírias e meu leve internetês...afinal, ninguém é de ferro, eu to na net e vo escreve errado msm. Aborrescentes, to chegando!