sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Eufemismo Medicamentoso Acadêmico

Quem bem soubesse não lia bulas de remédios.

Por quê?
Pegue a bula do Paracetamol mais perto de você e leia.

Bem, aconteceu quando tive uma outra complicação feminina - pra quem não entende, cólicas -e tive que tomar um outro remédio que já estou acostumada a tomar, porém, em outra versão, diluível em água. Simplesmente não consegui tomar o remédio depois de ler a bula.

Na parte de Precauções, dizia que "uma incidência pouco frequente de ulceração péptica, perfuração e sangramento gastrintestinal, em raros casos fatais, tem sido relatada..." . Peraê, isso significa que pode ter úlcera, perfuração e sangramento do estômago!?
Ainda por cima, outra parte dizia que determinada composição poderia "...causar nefrite intersticial, glomerulite, necrose papilar e síndrome nefrótica... retenção de sódio, potássio e água, e podem interferir com a ação natriurética de agentes diuréticos" . Ah, também não sabe o significado desses eufemismos, né? Inflamação do rim, agrupado doenças por baixa imunidade ou infecção, morte das células da língua (papilas) e a famosa retenção de líquidos, q você engorda não sabe da onde, entre outras coisas que não sei. Assutador é pouco.

Gente, não me conformo...
Como os entendidos de medicina e de português produzem uma bula tão complexa para distribuir na Farmácia Popular, pela internet e até de graça nas drogarias?! Tudo bem, podem justificar que o motivo dessas bulas é exclusivamente médico... Mas você alguma vez já levou a bula do remédio que você toma para seu novo médico? Afinal, ele sim entenderia (ou deveria entender) o que está escrito ali naquelas letrinhas extremamente miúdas, legíveis apenas com microscópios.

O grande problema é que ninguém é obrigado a entender uma bula. As vezes, ninguém nunca tentou isso porque nunca conseguiu terminar de ler. Fora isso, o grande problema das possíveis consequencias e reações ao remédio tomado.

Resumindo, deixo apenas uma dica: nunca leia uma bula. Pergunte pra seu médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário